Score
21 julho, 2014Por Sophia Alckmin

A Cris já contou aqui que minha pequena Alexa nasceu, ela fará 1 mês na quarta e aos poucos estou tentando voltar a rotina.

No instagram muita gente me perguntava sobre as atividades físicas que fiz durante a gravidez. E eu ficava na dúvida se faria um post aqui ou não, as vezes acho que foge muito dos temas que costumamos abordar, mas repensei depois que vi a repercussão (muitos comentários no insta) quando disse que tinha feito parto normal. Não quero ficar repetitiva nem monotemática, porque sei bem que este assunto só interessa quem está grávida, né?! Então vou concentrar tudo aqui, se faltar algo podem me perguntar nos comentários.

Há uns 3/4 anos comecei a fazer ginástica e praticar esportes “de verdade”, pedalar, correr, nadar… fazer provas. E sempre achei que fosse continuar mesmo grávida. Assim, fiz apenas algumas adaptações na minha rotina, mas continuei ativa. Tive que parar tudo nos 3 primeiros meses a pedido da minha médica, mas assim que ela me liberou voltei. E acho que isso além de ter me dado disposição durante toda a gravidez ainda me ajudou a ter tido parto normal, foi super tranquilo e rápido, minha bolsa estourou às 2 horas da manhã, cheguei no hospital às 3 horas e a Alexa nasceu às 5 horas.

Durante a gravidez eu parei de correr porque quis (tem muita gente que continua), fiquei com medo e minha médica também não queria, então achei melhor dar um tempo. Pretendo voltar até o final do ano, como estou amamentando e tenho medo também de diminuir o leite ainda não sei quando. Fiz ginástica, misturava musculação com treino funcional e pilates, mas tudo bem leve e com acompanhamento da minha personal. Fazia 3 vezes por semana.

foto 1 foto 2 foto 3 foto 4

Também voltei a nadar, sempre gostei de natação mas tinha parado uns 2 anos atrás, e entre a natação e a hidroginástica sou mais natação. Fazia 2 vezes por semana.

foto 7 foto 6 foto 8 foto 9

Meu kit natação – como depois da natação eu tomava banho na academia, já tinha uma necessaire pronta na mochila. E para proteger o cabelo da água da piscina eu passava a proteína no cabelo seco e colocava a touca. A proteína é um tipo de creme do Spa Dios (que eu frequento) para proteger e hidratar o cabelo, deu super certo!

foto 11

E comecei a praticar yoga em casa 1 vez por semana. Me deixava muito mais relaxada e me ajudou na flexibilidade.

foto 5 foto 10

Looks ginástica de grávida – consegui continuar usando meus shorts e leggings, e como sempre comprei regatas e camisetas maiores (tamanho M) ou modelos mais compridos, tudo continuou me servindo até o final

foto 6foto 1 foto 2 foto 3 foto 4 foto 5

 

71

46 Comentário:Exercícios na gravidez

  1. karina

    Querida Sofia, vc ficou lindissima grávida. De costas realmente não parecia que tinha aquele barrigão. Comecei a usar a Nike fuel band depois do teu post. Comprei em janeiro do ano passado e só tiro para tomar banho e dormir. Fiquei obcecada. Mas por outro lado ela foi o start pra ter uma vida muito mais ativa e saudável. Comecei a correr (antes eu só caminhava) e mudei a minha alimentação completamente. Hoje tenho nutri e personal a distância. Queria saber se vc ainda usa a pulseira. Também queria te dar os parabéns. Seja bem vinda ao maravilhoso mundo da maternidade! Tenho 3 filhos. Meu caçula já vai fazer 18 este ano. Posso te garantir que o tempo voa. Aproveite muito esses anos é um presente divino! beijão

  2. Sophia Alckmin

    Oi Karina,
    Adorei ler seu comentário, fiquei muito feliz que você tenha gostado e aprovada a minha indicação do Nike fuel band, eu ainda uso sim. Vou confessar que durante a gravidez parei, porque apesar de fazer várias atividades físicas tinha dificuldade de andar, então no final do dia quando ia olhar não tinha dado quase nada… daí parei, mas agora já voltei.
    Eu estou completamente apaixonada pela minha pequena, passo o dia grudadinha, beijando, apertando, cheirando… é maravilhoso mesmo. Estou aproveitando muito e não quero perder nada.
    Parabéns a você pelos 3 filhos. Quem sabe eu ainda não te alcance… rsrs
    Beijos mil,
    Sophia

  3. Oi Sophia,
    Que bom ter você de volta! Foi um das grávidas mais lindas que já vi!
    Parabéns por sua filha linda! Já parabenizei no insta, mas desejar carinho sempre faz bem!
    Que Deus abençoe vocês e que Alexa tenha uma vida repleta de saúde, amor, alegrias e muitas bençãos!
    Volte com calma para as pistas, te vejo correndo por aí! Preciso te contar que fiz o Desfio Dunga e amei, seu marido precisa fazer, ele vai amar!
    Beijo carinhoso,
    Karina ieno

  4. Sophia Alckmin

    Oi Karina, tudo bem?
    Muito obrigada pelo carinho, viu?!
    Não acredito que você fez o Desafio do Dunga, uau!!! Demais, parabéns. Deve ser incrível. Minha próxima meta e fazer ao menos 1 maratona, só não sei quando… agora o desafio do Dunga é punk, deixo para meu marido mesmo. rsrsrs
    Beijos mil,
    Sophia

  5. Elenice Maria de Souza Saito

    Sophia, vc ficou realmente linnda na gravidez, fruto de sua dedicação aos treinos, muito importante, parabéns pela filhota!, e que bom que voltou aos posts, adorei o post! Beijos

  6. Juliana

    Sophia, vc realmente é uma inspiração p/ todas nós. Minha médica diz que preciso urgente fazer exercícios e eu estou sempre adiando este início, porém este adiar é de anos e não meses e nem anos. Vc teria alguma dica p/ eu começar de verdade a ginástica? Obrigada e continue sendo essa pessoa iluminada que vc é. Parabéns pela sua filhota linda. Bjs!

  7. Sophia Alckmin

    Oi Elenice, muito obrigada querida.
    Também estou muito feliz de ter voltado!
    Beijos mil,
    Sophia

  8. Sophia Alckmin

    Oi Juliana,
    O começo é a parte mais difícil mesmo, eu sei bem. Mas se você conseguir ultrapassar a barreira dos primeiros 3/4 meses daí vai ficando mais fácil. Você vai sentir diferença na disposição, no corpo e na mente e daí não vai mais ficar sem. Tente achar uma companhia, uma amiga para fazer com você, no meu caso foi o meu marido e fez toda a diferença.
    Boa sorte. Espero que você comece mesmo!!!
    Beijos mil,
    Sophia

  9. Oi Sophia,
    O carinho é pq merece, você sempre meiga e transborda amor!
    O Dunga é maravilhoso, e olhe fiz na coragem pq em setembro tinha realizado minha primeira Maratona, a de Berlim, amei, você precisa experimentar a emoção de uma mara, vai amar!!! Berlim fiz para completar, tipo muito nervosa, mas feliz, já a segunda na Disney foi uma delícia, mesmo cansada das três provas anteriores e curti demais, pq Disney é Disney!
    Você pensa em qual maratona?
    Beijos!
    Sucesso! Felicidades e muitooo amor sempre!

  10. isabella

    Sophia parabéns! Tenho um bebê de 45 dias e tb. pratiquei atividade física a gestação toda, só parei no último mês, engordei 10 kilos e em 15 dias já tinha perdido tudo, estou louca pra voltar a atividade!! bjs

  11. Paola Petris Pelisson

    Oi Sophia…td bem? parabéns pela pequena! Estou grávida de 30 semanas de uma menina tb, e assim como vc estou fazendo exercícios físicos como sempre fiz, mas pegando leve….até qual semana vc aguentou fazer os exercícios??? Quantos kgs vc engordou?? E com quatas semanas, peso e tamanha a Alexa nasceu? Eu sei que cada um é cada um, mas achei vc uma grávida super coerente e como estou chegando na reta final, quero me inspirar para ter minha bebê de parto normal e seguir linda como vc! Bjs

  12. Lorena Silva

    Sophia,

    Parabéns pela beibe, ela é linda! Antes de engravidar (hoje estou com 30 semanas), também estava super ativa, nadando, praticando musculação e correndo. Em janeiro decidi parar tudo e assim estou, até hoje.
    Acompanho alguns IG de mamães que retomaram a dieta e os treinos após o resguardo, notei que todas pararam de produzir leite. Não sei se tem ligação com as restrições alimentares, os exercícios mas enfim, você pretende voltar a treinar quando?
    E para amamentar, faz restrição de alguns alimentos por conta das cólicas? Se sim, poderia dizer quais?
    Um super beijo e parabéns, mais uma vez!

  13. Luana

    Ola Sophia,
    Adorei o post!
    Estou de 16 semanas e continuo na musculacao, mas agora com menos peso e mais repeticoes.
    Te acompanhei toda a gravidez e gostaria de te pedir um post sobre as roupas que vc usou na gravidez, essa eh a parte mais complicada eu acredito.
    Estou no dilemma de comprar ou nao roupas para gestantes.
    Pense com carinho sobre esse post, pois tenho certeza que eu e outras muitas leitoras irao te agradecer por isto.
    Prabens pela linda filha!
    Saude para voces.
    Ps:meu teclado esta sem acento
    Bjs,

  14. Carol

    Olá!!!! Adorei ler o post!!! Estou no quinto mês de gestação e sempre fui bastante ativa. Nesta fase, parei a corrida e faço treinos bastante parecidos com o teu. Agora vou vou seguir teu exemplo quanto a natação!!! Gde bj e saúde para bonequinha

  15. Gisela

    Sophia
    Adorei o post.. pensei em perguntar sobre seu treino durante a gradidez, mas quando passei pelo seu site.. vi que o foco era outro no Bettys. Acabei ficando com vergonha e deixando pra lá.. me contentando com suas fotos fazendo funcional, pilates e yoga!
    Hoje quando vi sua foto no Instagram anunciando seu post – nem acreditei!!!
    Minha médica liberou os exercícios desde o comecinho da gravidez, porém por conta das mudanças do primeiro trimestre da gradidez – não estou conseguindo malhar! Talvez pela insegurança desse primeiro trimestre.. das cólicas e do peso que venho sentindo na barriga, porém quando olhava suas fotos pensava – nossa será que sou muito mole?! Ahahah.. enfim adorei saber que você não fez exercícios no primeiro trimestre, agora.. me sinto uma pessoa normal!
    Parabéns pela pequenina, muita saúde para vocês!!!
    Obrigada por compartilhar sua experiência! Bjs

  16. juliana

    Oi Sophia!!!
    Parabéns pelo nascimento da sua pequena!! Acompanho o blog há alguns anos e gosto muuuiiito.
    Achei o post muito bom, pois, estou querendo engravidar, e vejo você como um ótimo exemplo a seguir. Quero continuar minha rotina de exercícios na gravidez também, claro que com todos os cuidados necessários.
    Sugiro que você faça um post sobre sua alimentação na gestação. Será de muita valia para mim, e, claro para muitas leitoras que estão grávidas. Tenho muitas dúvidas sobre que alimentos devo continuar consumindo, e os que devo diminuir ou parar totalmente de comer, quais devo incluir, etc..
    Bj!!

  17. Paty A.

    Parabéns Sophia!! Saiba que é sempre muito bom ver relatos como o seu! Esse assunto não interessa apenas a quem está grávida, mas a todas que querem mudar o estilo de vida, sendo possível, também, na gravidez. Tinha certeza que com você seria assim mesmo! Vocês esbanja disposição! Que a Alexa continue sempre sendo o seu maior motivo de alegria! Beijo grande!

  18. Aline

    Oi, Sofia! Parabéns pela filhinha e pela sua dedicação! Estou grávida de quase 4 meses e, como vc, voltei a malhar quando se passaram os 3 primeiros meses. Tb pretendo passar pelo parto normal e gostaria muito se saber um pouquinho da sua experiência (como vc planejou esse tipo de parto e como foi sua recuperação). Muita saúde e amor pra vcs! Beijo!

  19. Sophia Alckmin

    Karina,
    Meu marido vai correr a maratona de Berlim agora. Ainda não decidi qual maratona vou fazer, estou pesquisando. Mas sei que ao menos meias eu farei algumas no ano que vem, a do Rio de Janeiro com certeza.
    Beijos mil

  20. Sophia Alckmin

    Oi Isabella, parabéns para você também!!! Que delícia.
    Estamos no mesmo caminho, também engordei 10 kg e já perdi quase tudo. rsrs
    Beijos mil,
    Sophia

  21. Sophia Alckmin

    Oi Paola, tudo ótimo. E com você?
    Muito obrigada pelo carinho. Parabéns pela menininha.
    Eu fiz exercícios até quase o final mas confesso que nas últimas duas semanas já estava bem cansada e fazia tudo MUITO leve mesmo. Engordei 10 kg. A Alexa nasceu na madrugada que entrei na semana 38, ela nasceu com 47 cm e pesando 3,150 kg.
    Beijos mil,
    Sophia

  22. Sophia Alckmin

    Oi Lorena, obrigada! E parabéns para você também.
    Eu estou amamentando e até hoje ela só mamou no peito. Então morro de medo de voltar a fazer exercícios e diminuir ou até mesmo secar o leito, sempre escuto histórias… Ainda não fui liberada a voltar, mas acho que em uns 15 dias minha médica me libera. Pretendo voltar a fazer ginástica e yoga, mas tudo bem leve e ir sentindo. Minha prioridade é a minha pequena, se eu achar que está prejudicando a amamentação paro. Só não volto a nadar também porque está muito frio.
    E quanto a alimentação estou comendo normalmente, só cortei feijão (tô sofrendo, amo) e legumes e verduras verde escuras porque me falaram que podem dar cólica na bebê. Fora isso vida normal. Espero ter ajudado.
    Beijos mil,
    Sophia

  23. Sophia Alckmin

    Oi Luana, muito obrigada pelo carinho.
    Eu consegui adaptar bem meu armário, não comprei quase nada. O que me ajudou é que as minhas roupas não eram muito justas, as malhas usei até o último dia. Acho que vale muito a pena comprar leggings e calça jeans de gestante. Gostei da sua ideia, vou fazer um post sim. Pode deixar que coloco tudo nele.
    Beijos mil,
    Sophia

  24. Sophia Alckmin

    Muito obrigada Carol! Parabéns pela gravidez.
    Adorei ter feito natação e super recomendo. Na água até esquecemos que estamos grávidas. É um ótimo exercício.
    Beijos mil,
    Sophia

  25. Sophia Alckmin

    Oi Gisela, obrigada pelo comentário. Eu fiquei bem na dúvida se faria o post ou não, mas no fim achei que valia a pena e os comentários que tenho lido por aqui me deixaram bem feliz.
    Minha médica não liberou os exercícios nos três primeiros meses mas confesso que mesmo que ela tivesse liberado eu não teria feito, passei muito mal. Não teria nem ânimo nem disposição física. Achou que são muitas mudanças no nosso corpo, né. E nesta fase temos que “ouvir” o corpo, quando estava muito cansada faltava na ginástica. Respeite seu corpo e seu tempo, volte a fazer quando estiver se sentindo bem.
    Beijos mil,
    Sophia

  26. Sophia Alckmin

    Oi Juliana, obrigada!!! Bom saber que você está aqui faz tempo.
    Então, minha alimentação não mudou muito na gravidez, o que mudou foi meu paladar, sentia vontade de comer arroz com feijão, frango e farofa, devo ter almoçado isso quase todos os dias… não conseguia comer nada muito elaborado, queria comidinhas simples, quase de criança, tipo purê de batatas, … Depois dos 5 meses minha médica me liberou comida japonesa, mas quando engravidar siga o que a sua médica disser. Fora isso só parei de comer carne crua.
    Beijos mil,
    Sophia

  27. Sophia Alckmin

    Muito obrigada Paty, você sempre muito querida e atenciosa!!!
    Beijos mil,
    Sophia

  28. Sophia Alckmin

    Oi Aline, obrigada!
    Na verdade nem sei quais foram os fatores que me ajudaram a ter parto normal. Se tivesse que enumerar alguns diria que os exercícios foram fundamentais, e fora isso eu fiquei muito calma o tempo todo, aguentei firme as contrações.
    Sempre falei para minha médica que queria parto normal, mas estava preparada para o que viesse, se não desse tudo bem. E no fim deu certo.
    E a recuperação tem sido maravilhosa.
    Beijos mil,
    Sophia

  29. Sofia, querida! Fiquei ainda mais fã sua depois de ver que você teve um parto normal, deixando assim um ótimo exemplo a muitas mulheres, mostrando que é possível e muito tranquilo deixar com que a natureza se encarregue da hora certa do bebê vir ao mundo.

    Tenho 3 meninas, também de PN. A caçula tem 1 ano e 8 meses e ainda a amamento em livre demanda. Voltei à academia há 3 meses e comecei a correr a 1 mês e meio. Isso não interferiu na produção de leite. Quando dou um peito o outro até vaza!… rs Pelas pesquisas que andei fazendo, é possível manter a boa produção de leite desde que não haja uma dieta restritiva e que, é claro, a mulher se hidrate bastante! A produção de leite (80% dela) acontece durante a amamentação. Até existe uma frase bem humorada a respeito disso, “PEITO É FÁBRICA, NÃO É ESTOQUE”… rsrs Quanto mais amamentarmos, mais teremos leite para nossos bebês. E o melhor disso tudo é o gasto calórico que envolve a amamentação. No Banco de Leite no qual fui doadora me informaram que cada ml de leite produzido elimina 1 kcal do nosso organismo. Olha só que coisa boa! Sem falar que a amamentação é o melhor estímulo para o útero voltar ao seu tamanho normal, enquanto amamentamos ele vai contraindo e diminuindo.

    Adoro seu blog, parabéns pelo conteúdo maravilhoso e parabéns pela filhinha linda! Que ela te encha de alegrias!

    Grande beijo!

  30. Quando uma pessoa conhecida como você, afirma na internet que teve parto normal, e fala disso com tranquilidade, não imagina o quão bem está fazendo.
    Nós, que lutamos pela informação de qualidade relacionada ao parto e nascimento, no país das cesáreas, onde famosos agendam o nascimento de seus filhos de acordo com o signo que desejam, sem pensar na saúde do bebê e de si própria, mulheres como você e a Wanessa Camargo, Gisele Bundchen, Fernanda Lima, tem um papel imenso em ajudar as mulheres que as admiram e seguem a se informarem e fazer escolhas melhores para si e para os bebês.
    Obrigada por isso!

  31. Ju Guimarães

    Parabéns Sophia por ter compartilhado a informação sobre ter parto normal! Em um país com tantas cesáreas desnecessáreas e com muitas pessoas achando chique tê-las!

  32. Olá Sophia, tudo bom? Parabéns pela sua bebê e dar exemplo de exercitar-se na gestação. A gente,acho,rsrsr já se falou, mas seguimos um ao outro no IG. Além de todo trabalho que faço com as gestantes na Fitmommy, me especializei no exterior no método hipopressivo. Método que recupera de uma forma muito saudável o abdomem e o assoalho pélvico após o parto. Sabe-se hoje que os abdominais são altamente contra indicados após o parto. Sei que vc tem uma personal, mas queria lhe oferecer umas aulas do método para você sentir os efeitos sensacionais no seu corpo. Não afeta de nenhuma forma o aleitamento, fique tranquila. Peço que me mande um email, caso se interesse. Só há 3 pessoas no Brasil, efetivamente, capacitadas para trabalhar com o método e só eu em SP.
    Muito obrigado
    Bj
    Prof. Alexandre Alves

  33. Olá Sophia, primeiramente meus parabéns pela Alexa, Deus a abençõe grandemente. Gostaria de saber se vc tem alguma dica para os enjôos e mal estar da gravidez, estou nessa fase e me sinto enjoada e indisposta todos os dias. Ficarei agradecida de sua resposta, um super beijo.

  34. Marcela

    Sofia, acompanhei toda a sua gravidez pelo instagram. Tambem fui mae a pouco tempo de uma menina. Parabens pela Alexa, ela é linda!!!!

  35. Celina

    Sophia, parabens por tudo, pela gravidez, por continuar linda e saudavel e por ter tido parto normal.

    Vc postou uma foto da sua necessaire com os cremes usados mas so mencionou o do Spa Dios, como estou gravida gostaria de saber o nome de cada um , principalmente os que vc usou na barriga? Obrigada.

  36. Mari Dias

    So !! Ja que nao deu certo corrermos a meia de Buenos Aires ano passado, agora vc pode vir para NY correr a meia comigo ;)
    Parabens pela Alexa, ela é muito muito muito fofa, uma mini Sophia. E vc estava uma grávida lindissima mesmo, uma inspiração. Vc teve muitos desejos culinários? Tipo misturas estranhas ou doce? Bjos, Mari Dias

  37. Débora

    Sophi.. Que grávida linda e disciplinada! Parabéns pela delicadeza com que tratou o assusto “parto normal”, sem polemizar. A Alexia é linda! Beijos

  38. Lediam

    Que marca é esta de roupa fitness com este triângulo com símbolo?
    Grta,

    Lediam.

  39. Sophia Alckmin

    Oi Lediam,
    A marca é a Lauf, Cris e eu adoramos e usamos muito.
    Beijos mil,
    Sophia

  40. Juliana

    Sophia, segui seu conselho e iniciei a academia. Tentarei superar esse difícil início dos 3/4 meses , até porque eu não consegui ninguém para ir comigo, mas estou seguindo a inspiração que você nos passa e estou indo. Como moro no sul do país e aqui faz muito frio, você teria alguns looks para ir para academia e sair. Adorei todos looks que você colocou da academia. Obrigada Sophia. Bjs!

  41. Luiza

    Sophia,
    Vi que vc respondeu em um comentário que ficou com vontade de comer farofa na gravidez e fiquei curiosa pra saber: você come farofa sempre? Porque eu tenho uma alimentação super saudável mas não consigo abrir mão da minha farofinha com feijão todo dia no almoço! Como nunca vejo ninguém que tem um estilo de vida saudável e fit falar em farofa, queria saber se vc tem uma opinião formada sobre ela! Porque penso que, de qualquer forma, é farinha de mandioca e mandioca é considerada saudável… Então a única parte negativa seria a margarina/manteiga? Uso só um pouco de margarina light… Será que faz muito mal para a saúde??
    Bjoooooo espero que responda!!!!

  42. Bianca

    Oi Sophia! Estou aqui para te parabenizar… Ainda sou solteira e nem sei quando terei filhos, mas adorei acompanhar a sua gravidez!! Você já era linda e na gravidez então ficou ainda mais linda! Amo o seu estilo e o seu jeitinho meigo, pois me inspiram muito… Tenho uma lista de blogueiras que sigo e curto muito, mas você me conquistou (haha!) e está no topo dela. Um grande beijo pra você e a sua linda baby =)

  43. Pollyanna Cavalcanti

    Oi Sophia, acompanhei sua gestação através do Insta, e todas as dicas me ajudaram muito. Estou com 5 semanas e tb quero ser uma mamãe saudável. Assim que a mimha médica liberar, quero voltar a praticar meus exercícios. Parabéns pela sua filhinha linda. Bjs!

  44. Claudia

    Olá Sophia!!!!!

    Tenho uma perguntinha: você só começou as atividades físicas após 3 meses por ser uma conduta da sua médica??? ;faço musculação a vida inteira e pilates há 2 anos! Estou na 6ª semana de gestação e meu médico disse que posso permanecer fazendo musculação LEVE juntamente com o pilates! Mas confesso estar um pouco receosa… o que você acha????

    Beijão e parabéns pela Baby!!!! Ela está mto linda!!!!!

  45. Sophia Alckmin

    Oi Claudia, tudo bem?
    Eu te sugiro seguir a recomendação do seu médico. A minha é super conservadora e apesar de eu já praticar muito exercício ela me pediu para ficar os primeiros 3 meses parada. Eu não quis arriscar e nem correr nenhum risco desnecessário, e ainda passei muito mal nestes meses, acho que nem conseguiria ter feito nada mesmo.
    Boa gestação para você!!! Aproveite muito porque depois dá saudade da barriga.
    Beijos mil,
    Sophia

  46. mariana

    Olá Sophia,

    Me mudei para SP em janeiro e estou procurando uma ginecologista. Você pode me passar o contato da sua por favor.
    Obrigada e parabéns pelo lindo baby!!

    Mariana