19 agosto, 2011Por Betty Girls

Dessa vez a dica de leitura é para as crianças. Para as de fato e para as que existem dentro de nós.

Amanhã é aniversário do meu priminho Lucas e eu quebrei a cabeça para descobrir um presente legal. Que criança não gosta de ganhar roupas – pelo menos a maioria – eu estou careca de saber. Mas também não queria dar mais um brinquedo que vai ter vida útil super curta ao lado da porção que ele já tem e que certamente vai ganhar nesse aniversário… Então me lembrei de um livro que a minha mãe leu para mim na infância e que foi o primeiro que eu li sozinha: O menino do dedo verde, de Maurice Druon.

O desafio era descobrir se, tantos anos passados, o livro ainda seria comercializado. Grata surpresa: este é considerado um clássico da literatura infantil e foi super fácil de encontrar. Comprei pela internet e recebi ontem. Não preciso nem dizer que o reli antes de embrulhar para presente, né? E já encomendei um novo para o meu acervo…

O livro é uma delícia! Suave, delicado, lúdico e com uma nova e bela lição a cada capítulo. Me vi lendo e explicando a história para a(s) criança(s) da(s) qual(s) eu serei mãe um dia… Espero que o Lucas curta o presente!

A capa da minha antiga edição era essa.

A edição que está à venda atualmente tem essa capa.

Olha que bacana esse trecho da mensagem do tradutor brasileiro, que precede a história: ”…certas obras não transcendem apenas as fronteiras dos países, mas também as fronteiras das idades: disfarçando a profundidade de suas mensagens na singeleza de um livro para crianças, dirigem-se realmente aos adultos. Só eles compreenderão mil coisas ditas entre as linhas ou sugeridas por vários símbolos. Mas nem por isso tais livros deixam de dar seu pleno recado às crianças, inclusive à criança que sobrevive em nós…”

Imagens: Reprodução 

Postado por: Michelle Mariotto

TAGS: dicas, leitura, literatura infantil, O menino do dedo verde.

 

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

13 Comentário:O menino do dedo verde

  1. Alessandra

    Oi, Michele!

    Não podia deixar de comentar: Esse foi um dos primeiros livros que li também. Sempre li muito e esse é realmente lindo e marcante. Amo!! Excelente dica! Parabéns!!

  2. Valeria Cavalcante

    Não conheci esse livro na infância…então quero conhecer agora, como suas dicas são sempre ótimas….depois vc me empresta???rsrsrs Mil beijos

  3. Cecilia

    Esse livro é lindooo mesmo…eu li faz muito tempo ja…boa dica…vale a pena ler…

  4. Mei Li

    Oi Michelle!

    Nao conhecia o livro, mas fui no cinema ha uma semana e vi o trailer do filme que estao fazendo inspirado nele! http://www.imdb.com/title/tt1462769/

    Obrigada pela dica!

  5. Patricia

    Também não pude deixar de comentar! Foi um dos primeiros livros que li e tenho ate hoje! Era um dos meus preferidos, junto com “Meu Pé de Laranja Lima” rsrs…

  6. Amanda Câmara

    Nossa… ao ler o post abri um sorriso!
    Lembrei de minha infância #momentonostalgia e realmente este livro é lindo! Um dos primeiros livros que li…

    Beijos!

  7. Cléia

    Nunca comentei aqui no blog, mas agora é impossível não me manifestar! Esse livro é lindo! Li ainda criança… tenho ótimas lembranças dessa leitura!
    Beijo!

  8. Nossa, lembrei de quando li esse livro a muito tempo atrás!!! O livro é maravilhoso…tanto para crianças quanto para adultos..deu vontade de ler novamente!
    http://blogheyhoney.blogspot.com

  9. Valentina

    Li esse livro qdo era criança, recomendado como tarefa pela professora de Português, para ser feita durante um recesso escolar.

  10. Valentina

    Assim como os de Érico Veríssimo, Clarissa, Música ao Longe, Um lugar ao Sol, José Lins do Rêgo, Menino de Engenho, Raquel de Queiroz, O Quinze, entre outros, todos como tarefa escolar das férias nos períodos espalhados ao longo de ano.E, depois, para o vestibular,qdo entrei na faculdade no curso preparatório, que levava em conta o programa daquele ano, mas , antes disto, na admissão para o teste de seleção de uma grande escola aqui em minha cidade, meu primeiro vestibularzinho, para entrar na 8 série do primeiro grau, imagine tdo isto para a mente de uma criança que só pensava em bonecas até então…

  11. Angela

    Acabei de sair de um blog e tiha um post sobre um livro blegh! Vim pra cah pq eh certeza de coisa boa! Mas dessa vez foi demais! O menino do dedo verde foi o meu primeiro livro tbem! Post genial!

  12. PATRICIA

    Este tbm foi um dos primeiros livros que li, e sempre falava dele para minha filha de oito anos, e a duas semanas atrás comprei para ela. Otima lembrança!!!!!

  13. Renata

    Meu Deus, eu já li esse livro quando era pequena! Na verdade até reli depois de um tempo. Ensina muita coisa! É quase um “Pequeno Príncipe”. Ótima dica! :D