17 junho, 2011Por Betty Girls

Esse é mais um livro que eu li já há algum tempo e que acho que vocês vão gostar.

A personagem principal é Julia Jarmond, jornalista americana que vive em Paris há anos e é casada com um arquiteto francês pedante e arrogante, com quem tem uma filha. Julia escreve para uma revista americana e está de mudança para um apartamento que está sendo reformado e foi dos avôs do marido.

Nesse contexto, o editor da revista pede que ela cubra o sexagésimo aniversário da concentração no Vélodrome d’Hiver, estádio parisiense que serviu como prisão para milhares de judeus perseguidos e presos antes de serem levados para Auschwitz. Assunto que os franceses, pelo menos no panorama traçado no livro, tratam como se nunca tivesse acontecido.

Eis que Julia descobre a existência de Sarah Starzynski, uma garota judia que morou no apartamento para o qual Julia está de mudança e foi levada de casa à força com a família para o Vélodrome. Só que Sarah saiu de casa levando uma chave e um segredo…

Julia se envolve com a história da menina e recorre a todo tipo de fonte para desvendar o segredo e o desenrolar dessa triste história de vida.

Bom, não preciso dizer que o livro é emoção pura, né? Lida com assuntos delicados e nos expõe uma fase vergonhosa da história da humanidade. Corações sensíveis, preparem-se!

Mas é o tipo de leitura gostosa, daquelas que não dá vontade de largar. Que provoca crises de ansiedade de descobrir logo, pelos esforços de Julia, todo o desenrolar da saga de Sarah. E a reviravolta que tudo isso gera na vida da jornalista também. Se eu falar mais vou acabar contando o que não devo… Imperdível mesmo!!!

É mais um que deu origem a filme, que – óbvio! – eu também ainda não consegui encontrar por aqui… A listinha de encomendas para a amiga que mora na Europa só aumenta… Vejam o trailer:

"

A Chave de Sarah – Tatiana de Rosnay

Imagens: Reprodução

Postado por: Michelle Mariotto

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

5 Comentário:A chave de Sarah

  1. Rogéria

    Amei a dica! Anotadíssimo!

  2. Claudia

    oh!! Li esse livro numa sentada no aeroporto! Muito bom! Que bom que vai ter filme! =)

  3. Nossa, com certeza entrando de férias vou ler esse livro! É baseado em fatos reais?
    beijos.

  4. Oi, Suellen,

    a história principal é fictícia, mas o cenário histórico é baseado em fatos reais… Triste, mas verdadeiro.

    Beijos,
    Michelle