20 maio, 2011Por Betty Girls

 

Essa semana pensei muito sobre o que falar nessa dica. Queria indicar um livro bacana e acabei me lembrando deste que li há mais ou menos um ano.

Para começo de conversa, A elegância do ouriço é um romance filosófico de difícil construção, portanto quem não tiver o hábito de ler com freqüência provavelmente vai abandoná-lo logo nas primeiras páginas. Confesso que eu – que sou devoradora de livros, daquelas que não consegue interromper a leitura quando se interessa pela história – demorei muito a engrenar nesse enredo. Foi um livro que eu levei meses para ler, porque no início achei bem chato mesmo! Mas passada essa primeira impressão – que durou uma boa centena de páginas – o esforço valeu a pena.

 

Renée Mitchel é uma senhora solitária, zeladora de um prédio parisiense onde moram famílias ricas, tradicionalistas e, em sua maioria, esnobes. Feiosa, ranzinza e aparentemente humilde, ela guarda alguns segredos a sete chaves: é apaixonada por arte, literatura e boa comida. E faz o possível para manter esses segredos bem longe do conhecimento dos moradores, pois a seu ver não cabem a uma simples conciérge.

Paloma Josse tem 12 anos e um entendimento de mundo bastante peculiar a uma garota da sua idade. Superdotada, ela não consegue se encaixar em sua família aristocrática e fútil e tem a idéia fixa de se suicidar e tocar fogo no apartamento da família no dia de seu 13° aniversário se não conseguir descobrir um sentido para a vida antes da data.

O que ambas têm em comum? Além de nos ensinarem a não julgarmos as pessoas pela aparência – afinal, quem diria que uma zeladora desmantelada e uma pré-adolescente pudessem ser pessoas altamente intelectualizadas? – Paloma é moradora do prédio onde Renée é a zeladora. Mas elas só se descobrem após a chegada de um novo morador no prédio.

É um livro que realmente vale a leitura!

Não bastasse isso, pesquisando o título e a autora pela web, descobri que foi feito um filme baseado no mesmo…

Me encantei com o trailer, mas não faço ideia de onde alugar ou comprar o DVD aqui em SP – afinal trata-se de um filme europeu nada comercial… Alguém tem alguma pista de onde encontrá-lo?

Imagens: Reprodução

Postado por: Michelle Mariotto

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

30 Comentário:A elegância do ouriço

  1. CAROL

    NOSSA!Pensei que só eu tivesse tentado ler esse livro!Mas é exatamente o que tu escreveu…no início demora para engrenar mas depois deslancha!A autora é ótima…me senti dentro do prédio de Paris…Não sabia que tinha filme…Provavelmente não deve ter por aqui mesmo..
    Boa dica de leitura!

  2. Nierika

    Olá!

    Em português o filme tem o título de: O Porco Espinho e é facilmente encontrado em torrents pra download.

  3. Cyntia Aguiar

    Nossa, eu amo esse livro!! É apaixonante, mas sou suspeita para falar, pois qualquer coisa que envolva filosofia me atrai. Excelente dica!

  4. Oi!

    Esse filme foi lançado em 2009, mas não conseguiu arranjar distribuidora para o lançamento no Brasil. Por isso não temos aqui. Mas vc consegue encontrar para baixá-lo na internet. Ou pedindo para alguém da Europa enviar. É o único jeito.

    Bjoks

  5. Aninha

    Um dos meus livros favoritos!!! Tb demorei pra engatar..
    Fiquei mto interessada no filme. Vou procurar e se souber aonde encontramos te aviso.

    Beijos…

  6. Malu

    Eu já li e amei este livro! Ótima indicação… agora vou pesquisar sobre o filme!

    • Oi, Dri! Tudo bem, e com você?

      Tem que tentar ler, é bom de verdade!!! E obrigada pelo carinho!

      Beijos,
      Mi

  7. Beatriz

    Muito legal saber que agora esse blog tem dicas de livros e filmes.

  8. Vânia

    Nossa, li esse livro a 3a anos atrás, tocante, adorei, me marcou..morria sem saber que fizeram filme dele.

  9. Cleusa

    Voce é muito persuasiva, já estou com o livro aqui na minha frente, vou começar a ler hoje mesmo. Valeu a dica.

  10. Nossa, acho que todos que leram esse livro, iveram a mesma sensação. Um pouco tedioso no inicio mas com um final surpreendente. Esse livro me marcou muito, e achei super interessante você compartilhar sobre ele no blog.
    Vou indicar essa a leitura desse post, no meu blog tbm.=)

  11. Adoro dicas de livros! Esse vai total entrar para inha lista!

  12. Ju C

    AMOOOOOOOO esse livro! Realmente a leitura não é fácil e a depender do vocabulário do leitor pode ser meio truncada. Descobri esse livro numa crônica da Martha Medeiros e logo comprei e me apaixonei. Louca pra compartilhar o achado, emprestei para uma amiga que é simplesmente a maior leitora que conheço. Surpreendi-me quando ela me entregou o livro dois dias depois e já estava com seu próprio exemplar na bolsa, dizedo ser um dos melhores livros que tinha lido (dentre várias centenas).
    Depois dessa história toda, nem preciso ratificar a sua dica de leitura, Michelle. Eu, que se duvidar choro vendo qualquer comédia romântica chinfrim, fiquei abalada com o desfecho desse livro tão bem construído e escrito e que vale a pena ser lido nas suas minúcias, com calma.

    P.S.: PRE-CI-SO achar esse filme, caso de vida ou morte!!!! hahaha que louca! E a frase que está no frame do vídeo, apesar de fazer certo tempo que terminei a leitura, ainda recordo de ler.

    • Oi, Ju,

      nem mencionei o final para não desestimular ninguém. Também fiquei em choque, com raiva até… Mas, apesar de ser frustrante, vale muito a pena…
      E essa sua amiga deve ser uma ratinha de biblioteca para ter lido esse em dois dias, hein?

      Beijos,
      Michelle

  13. Carolina Saad

    Contrariando o q vc disse, sou leitora bem assídua, e tento ler, pelo menos 2 livros por mês… mas esse não teve jeito. Tenti começar 2 x, mas não rolou… de jeito nenhum.
    Pelos comentários, deve ser legal, mas acho que, nesse caso, vou continuar na ignorância mesmo…

    • Ah, Carolina,

      olha quanta gente falando bem!!! Tenta mais uma vezinha, vai? E depois volta aqui para contar…

      Beijos,
      Michelle

  14. Ana Melo

    Querida: tente na 2001. Se eles não tiverem, acho que você pode encomendar. Abçs

  15. Renata

    Mi,

    o outro livro dela é ainda melhor.
    Acho que em português é ” A morte do gourmet”.Pequenininho,inteligente, sagaz… e vc fica atenta da primeira à última linha!

    • Oi, Rê,

      já está comprado! Lendo a sinopse percebi que o personagem principal é um dos personagens de “A Elegância do ouriço”… Adorei!!!
      Depois eu conto aqui.

      Beijos,
      Michelle

  16. roberta lingnau de oliveira

    tem disponivel na internet! me escreve se quiser info

  17. janete

    Boa noite,

    Desculpem a ignorância mas qdo vcs falam que o livro é dificil de ler, significa que ele não esta na ordem? eu explico, tb recebi indicaçao para ler, comprei, ontem iniciei a leitura e percebi que as paginas nao estao em ordem numerica, imaginei que fosse o “estilo” da escritora porém nao estou encontrando nexo na leitura e o livro que comprei me dá parece que a impressão grafica esta errada, vcs podem me dizer se ele começa com a pagina 1,2,3….. já li livros que a historia nao seguq uma cronologia mas este esta demais… Tirem esta duvida.

    Grata

    Ps o meu inicia na pagina

    • Oi, Janete,

      não é isso, não! As páginas são sequenciais, seu exemplar deve estar com erro de encadernação.
      Quando digo que é de difícil leitura é porque a linguagem é bem truncada e o texto bastante filosófico, mas só isso.
      Tenta trocar seu livro e conta pra gente o que achou, hein?

      Beijos,
      Michelle

  18. Leda

    Qdo não gosto de um livro, é raro porque sempre vou lendo e acabo me interessando, lá pela 5 página, mas, qdo não gosto mesmo, ponho de lado logo, com pressa , e ainda por cima, com raiva pelo tempo perdido e investido na leitura de algo tão chato.
    Porém esse “A Elegância do Ouriço” me pegou de fato, não consegui largá-lo desde o momento em que acidentalmente andei fuçando na estante do quarto de minha irmã que não mora mais no apartamento, e o livro , casualmente, estav lá, por um acaso, pois é uma de suas leituras de bordo, qdo vem à cidade por algum motivo. Assim peguei casulamente o livro e , de pé, comecei a ler as primeiras páginas, e não parei mais, tanto assim que o li em 3 dias, pois minha irmã estava indo de volta para sua casa e deveria levá-lo, então não só pela pressa, mas sobretudo pelo fascínio da leitura de um livro tão intrigante bati o recorde de 3 dias de peitura.Bem, não tanto un recorde , porque faço outras coisa na vida além da leitura..(risos)
    Recentemente , qdo de mais uma vinda de minha irmã à cidade, tentei relê-lo mas o tempo foi curto, só uma espécie de escala entre nossas viagens.Não daria tempo. Fica para a próxima!..(risos)