13 agosto, 2012Por Sophia Alckmin

No começo do ano fiz um post contando do meu esporte favorito: a corrida. E no meu instagram sempre coloco fotos dos treinos e provas que faço. Como muita gente me pede mais informações resolvi fazer um segundo post contando como tudo começou e como estou indo.

Para acompanhar o marido comprei uma bicicleta (mountain bike) e comecei a pedalar na ciclovia ao lado da marginal. Depois de uns 4 meses comprei uma bicicleta speed e passei a pedalar com sapatilha. Aí os tombos que eram ocasionais passaram a ser mais frequentes… Infelizmente levamos um certo tempo para nos acostumarmos com os pés presos no pedal.

Como eu estava indo bem nos treinos de bike (pelo menos eu acho que estava) me empolguei e comecei a pensar em  triathlon. Passei a nadar. Mas não conseguia correr. O início dos treinos de corrida foram muito difíceis para mim.

Comecei assim: Intercalava caminhada (5 minutos) com corrida (1 minuto), e assim fui aumentando o tempo de corrida e diminuindo o de caminhada. até conseguir correr sem precisar andar. A minha maior dificuldade eram as dores e não a falta de ar.

Fui melhorando o desempenho na corrida e deixei os outros 2 esportes de lado (hoje em dia pedalo pouco). Com 3 meses de treino fiz minha primeira meia-maratona em setembro do ano passado, a de Buenos Aires. Antes da prova o meu maior treino tinha sido de 16km, fui com a expectativa de correr uns 18km e andar o restante mas para minha surpresa consegui terminar a prova. A partir daí eu só queria correr!!! não é a toa que as pessoas viciam, a emoção ao passar na linha de chegada é indescritível.

O começo é realmente bem difícil, acho que para todo mundo. Eu chegava a torcer toda noite para chover na manhã seguinte e não precisar ir correr. Mas depois de um tempo a tal da endorfina aparece e daí o esporte vira a sua rotina. Hoje em dia eu corro no horário que for (quem me acompanha no insta sabe que muitas vezes acordo as 5h30 da manhã) e saio até mesmo na chuva.

Angel e eu num dos nossos treinos molhados

No meu caso alguns fatores fizeram toda a diferença na evolução dos meus treinos:

Companhia – Eu sempre corro com a Angélica, minha personal, amiga e psicóloga. já falei isso no post anterior e repito: a cabeça manda no corpo. Depois numa prova na USP conhecemos a Marina e de dupla passamos a ser um trio. Sempre corremos juntas, batemos altos papos para indignação dos demais corredores, até mesmo nas provas… Correr com companhia é ótimo e um estímulo extra, uma dá força para a outra!!!

Marina, eu e Angel

Estabelecer metas – cada um funciona de uma maneira. Eu me inscrevo nas provas para não desanimar e não perder o ritmo. Estou sempre treinando para alguma prova. já fiz 4 provas oficiais: meia de Buenos Aires, meia da Disney, 25km de são Paulo e meia do Rio de Janeiro.

Estilo de vida – normalmente eu durmo cedo e acordo cedo. Como o marido também é “esportista” nós somos super companheiros. Tentamos fazer provas juntos. Ele é o meu maior incentivador, sempre acreditou no meu potencial. Ter alguém em casa nos dando força ajuda muito!!!

Para quem quer começar a correr eu indico montar um grupo com os amigos e ter a orientação de um profissional ou entrar num grupo de corrida, eles te passam os treinos e vão acompanhando a evolução através de planilhas.

E acima de tudo, se divertir! Eu corro porque gosto, porque me faz bem, me dá energia e disposição e porque sinto que estou sempre superando meus limites! Dependendo da prova eu paro para tirar foto, vejo a paisagem e ainda conheço lugares novos…

Viajo com os amigos para correr, e olha que a gente se diverte horrores!!! Aqui voltando para o hotel depois da meia do Rio com Mario, Fifo, Angel, Marina e Fernando.

Como vocês devem ter percebido gosto de praticar esportes ao ar livre, corro 3 vezes na semana. E intercalo com academia, 2 vezes, faço musculação e spinning. E sempre faço provas longas (só corro meia maratona) porque demoro um tempo para aquecer.

Acho que o importante é acharmos uma atividade que a gente goste, e ter paciência e determinação, porque leva um tempo para ela ir de uma obrigação a um prazer.

Bom, é isso. Se depois vocês quiserem que eu complemente com informações de tênis, frequencímetro, roupas… me falem que eu faço mais um post, tá!

Fotos: instagram @sophiaalckmin

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

70 Comentário:Corrida – parte 2

  1. Karyne

    Sophia,

    Vou adorar se vc continuar falando sobre corrida.
    Estou incentivando bastante meu marido e to quase entrando na corrida tambem!
    Parabens pela determinação!!

    Beijos

  2. tici saad

    Oi,
    Adorei o post!!Parabens pela força de vontade!!
    Comecei a correr a pouco tempo e estou amando…tenho alguns probleminhas com a respiração,mas tbm estou corrigindo isso.
    Você poderia passar o contato da sua personal?

    Obrigada
    bjos

  3. kelvia

    Parabens Sophia amei seu post!!! Gosto muito de correr vou participar pela segunda vez da meia maratona internacional do Rio,Gostaria muito de saber onde eu posso encontrar uma viseira igual a sua, gostei muito do seu oculos tb.
    BJOS

  4. Ivana

    Sophia,

    AMEI este post.
    Também corro e adoro participar das maratonas, no meu caso as minis. Já participei da Track&Fiel 5k e Maratona pela Cura 3,5k (esta foi num dia bem frio, 11graus).
    Em setembro participarei de duas: novamente da Track Field 5k e no dia 30 a maratona da Caixa, nesta pretendo correr 10k.
    Comecei a treinar em abril, deste ano para participar da T&F, gostei e agora não consigo mais parar. O clima das provas é muito legal, fazemos novas amizades, revemos amigos e nos divertimos.
    Costumo dizer que quem corre seus males espanta.
    Meus treinos são na academia e agora começarei na Beira-Mar tbém. Sou acompanhada por um personal.
    Acompanho suas fotos no Insta e você é uma das minhas maiores incentivadoras, mesmo a distância.
    Que venham novos posts sobre o tema, adoro!
    Ah!!! Sexta-feira nos veremos na Schutz :)
    Beijo

  5. Renata M.

    Oi Sophia!!

    Faltou só dizer como é a sua alimentação, o que você costuma comer antes dos treinos e após!!!

    Uma vez li que você come muuuito carboidrato!! Mas é só integral??

    E doces? Você come todos os dias?

    Minha vontade é começar a correr pra perder muitas calorias e poder comer doces todos os dias! haahha

    bjos Renata

  6. Tathi

    No mínimo, INCENTIVADOR!!!
    Parabéns pela determinação!!

  7. Cris Souza

    Sophia, que post ótimo!!!! Eu e meu marido tb corremos e atualmente nosso treino mais longo é de13 km. Estou treinando há quase 2 meses e meu objetivo tb é 1/2 maratona. Continue falando sobre esse assunto… Vc nos inspira!!! Bjim….

  8. Ricardo

    Sophia, parabéns! Seu post é muito incentivador nesse nosso país de sedentários! E que óculos lindo esse da última foto… da onde é?

  9. Tati Oliveira

    Sophia, que delícia ler esse post, muito obrigada por dividir com a gente a sua vida esportiva … Também corro e adoro ler tudo que vc posta sobre corridas, te acompanho tb no Instagran. Parabéns ela dedicação e esforço. E lógico adoraria que vc colocasse mais dicas de tenis, treino, vestuario para corrida. Bjssssss

  10. Pri

    Sophia, complemente sim em outro post sobre roupas, tênis, etc..

    Eu e meu marido começamos a correr incentivados pelas suas fotos no insta.

    Corremos no Ibirapuera à noite, acho uma delícia!

    Beijos

  11. Sâmia

    Nossa.. você não sabe o quanto estava esperando este post seu hehe!!
    Já corri e parei.. queria voltar mas toda vez me da uma preguiça… Você me inspira.. vou voltar hoje sem falta!
    Você poderia fazer um post sim das roupas e tenis e também da sua alimentação.
    Beijoooss e adoro o blog, entro todos os dias!

  12. ana laura

    Muuito legal seu post Sophia.. Continue fazendo pois nos incentiva muito! Tbm adoro me exercitar, mas por enquanto estou só intercalando caminhada e corrida, pois não consigo correr por muito tempo.. Beijos fique com Deus

  13. Carol

    Adorei o post..também gosto de atividades ao ar livre, acho que dá muito mais ânimo do que correr em uma esteira, por exemplo. Porém, assim como você no início, sinto muitas dores, então não consigo correr por muito tempo.
    Mas agora fiquei mais motivada ao saber que você também começou assim e agora corre tão bem! Vou ao menos tentar e ver se me adapto!

    Obrigada pelo incentivo, um super beijo!

  14. Tropicalia

    Ótimo post!! Continue escrevendo sobre o assunto.

  15. talita

    Sofia comecei a correr semana passada e tenho adorado! Seria muito legal saber mais sobre esse esporte, e sobre os produtos que voce usa, afinal eles auxiliam muito! Bjo e continue nos inspirando a ter uma vida saudável!

  16. Bruna

    Sophia, corro há algum tempo e estou um pouco desanimada esses dias. Mas concordo com vc, é orelhões esporte do mundo! Uso o tênis vômero 6 da Nike e gosto muito. O meu frequêncimetro um Polar, tenho o Garmim 405, mas não me adaptei tanto ato com o Polar. Gostaria de saber qual o tênis vc indicaria? E o que vc toma durante as provas? E em qual espaço de tempo? Obrigada, Bj, Bruna

  17. Livia

    Sophia, muito incentivador esse seu post. Eu tenho muita dificuldade para correr e estou tentando mesmo. Comprei uma bike recentemente e estou superando os meus limites.

    Continue falando, quando puder, sobre esse assunto, por favor. E se puder, fale também sobre tênis, frequencímetro e alimentação.

    Obrigada!!

  18. Priscila

    Oi Sophia, amei as dicas.

    Você que corre já viu/ouviu falar do Kangoo Jump??

    Bjus,
    Pri

  19. Mariana

    Sophia vou gostar muito se voce fizer outro post falando sobre frequencimetro, roupas, e sobre esse gelzinho que voce toma para correr, é para dar energia ? qualquer um pode tomar ?
    Obrigado
    beijoss

  20. Mariana

    aah e voce tambem poderia fazer uma playlist das musicas que ouve enquanto corre, se voce ouvir !! quais dao um pique maior e tal!

  21. Luciana

    Sophia,
    Adorei o post!
    Você poderia fazer um post sobre roupas e acessórios de corrida.

  22. Lulu Villaça

    Siiiiiiim, Sophia, adoramos e ficaremos mto felizes se vc postar mais sobre treinos. Thanks a lot! Bjim

  23. Angel Martins

    Sophy, vc me enche de orgulho!
    Ficou incrível…Parabéns!
    Bj

  24. Bruna

    Sophiaaaa…

    ameeei o post, continue a escrever sobre o assunto sim!!!!

    Beeijo!

  25. Watusi Torres

    Oi Sophia!

    Amei o post!!! Comecei a correr faz duas semanas, ainda estou na fase de caminhar e correr… agora o tempo de corrida em relação a caminhada aumentou! Pena que fiquei doente e deu uma parada no ritmo… já estava me acostumando! Mas não vou desesistir de jeito nenhum!!

    Bjooo

  26. Vivian P.

    Sophia! Amei o post! Seria maravilhoso se você continuasse postando sobre o assunto! Parabéns pela determinação!

  27. Dany

    Comecei a correr em junho, mas nao faco todo dia e vou sozinha. Nao consegui convencer ninguem a correr comigo. Hj consegui pela primeira vez fazer os 5 km. Mas e muito dificil, me canso rapido e qdo chego aos 25 min ja quero parar. Mas ver suas fotos me incentiva muito. Aqui ta muito calor, sufocante, Moro em Miami e o calor ta de matar e qdo corro Sao 8h e o sol ta de matar. Nao Sei se isso influencia. Continue contando tudo, o que vc tiver de dica sera bem vinda.
    Obrigada pelo incentivo.

  28. Marília

    Amei o post, Sophia! Vou adorar novos posts sobre o assunto! bjs

  29. Estefânia

    Adorei o post, sigo você no instagram e adoro os posts e fotos de corrida! Continueeeeeeeeee!!!

  30. Marina Schroeder Philipp

    Sô adorei o post! Acho que vc conseguiu passar oq realmente acontece com a maioria dos principiantes na corrida porque não é fácil mesmo… Sem dúvida nenhuma correr com vc e a Angel além de ter melhorado meu desempenho e técnica, o ânimo mudou muuuuito! Concordo com as seguidoras, posta mais looks porque vc sempre arrasa!!! bjos

  31. Leticia Garcia

    vou adorar mais dicas sobre corrida no blog!!

  32. Eu amei seu post, de até vontade de correr, mas eu estou mega preguiçosa… se contar que tenho um pouco de vergonha de correr, acho que vou "correr feio" rs… e aqui na minha cidade não é normal ver pessoas fazendo este tipo de esporte… aff, que invejinha. rs… parabéns, tá explicado seu corpinho né! Beijo

  33. Milane Correa

    Adorei o post. Queria que soubesse que comecei a correr inspirada no teu primeiro post sobre o assunto, e estou adorando. Era completamente sedentária e hoje conto as horas para correr de novo. Nunca gostei de academia e nunca imaginei que pudesse gostar de alguma atividade física, mas me surpreendi com o prazer que a corrida causa. Adoraria ver mais posts sobre o tema, roupas rotina de treinos e alimentação.

    Obrigada pela inspiração. Bjus
    Mila.

  34. Maria

    Oiii, fala os tenis e as marcas q vc usa. Vc fica com bolhas no pe? Me ajuda pq eu ainda nao achei um tenis q nao me machucasse. Por favor !!!!!!!
    Mil bjs

  35. Ana

    Sophia você é um exemplo pra mim,de verdade!
    Comecei a correr a pouco tempo mas cada foto sua que vejo no instagram tenho vontade de ir correr na hora pra ficar como você! Haha
    A corrida vicia e hj amo muito,apesar de estar apenas nos 5km…minha meta é chegar nos 21km como você!
    Adoraria a continuação do post que você propôs…vou ficar esperando!
    Beijos de uma fã sua,como pessoa e atleta!

  36. Daniela

    Oi Sophia, adorei o post!!!
    Você poderia passar o contato da sua personal?
    bjos

  37. Monica

    Aii que tudo vc nos inspira a buscar uma opção de vida mais saudavel!claro que adorariamos dicas sobre roupas, frequencimetros etc! Beijos mil

  38. LARISSA ALMEIDA

    Adorei sophia, confesso que deu um animo a mais pra encarara essa obrigação… rs…
    Gostaria de ver informações de tênis, frequencímetro, roupa, suplemtação que você usa!!!

    bjuss

  39. Luciana Martinez

    Sophia,
    Sigo vc e a Marina no Instagram (fizemos faculdade juntas) e confesso que vcs super me incentivaram a começar a correr! Agora só falta criar coragem para eu me increver em alguma prova… rs
    Parabéns pelo post, está demais!!

  40. Paty

    oii sophia! queria informacoes de frequencimetro. acabei de comprar o 610, ele me parece igual ao que voce tem, estou certa? obrigada! bjss

  41. Oi, Sophia querida!!

    Eu andava super sedentária, não gosto de academia e nunca me encontrei em esporte nenhum. Quando comecei a acompanhar tuas fotos no instagram e quando li o teu primeiro post sobre corrida, pensei: por que não? A Sophia também não gostava! E foi assim! Comecei os treinos há um mês e estou amando! No começo é difícil porque o esporte exige muito do nosso fôlego, mas se fizermos com um bom treinador, é possível, sim! E é viciante! Hoje, conto as horas pra próxima corrida. E ontem encarei até a chuva para não perder meu treino! Quem me conhece, sabe como eu era preguiçosa pra exercícios! Obrigada por dividir conosco as tuas conquistas e evoluções com a corrida! Adoraria ver mais posts, sim!! :)
    Obrigada!

    bjs

  42. Lucinara

    Parabens pelo post!
    Gostaria de saber qual top voce usa? Por que me informaram que a corrida deixa os seios flácidos.
    Comprei uma esteira semana passada e to comecando agora a correr!
    Obrigada!
    Lu

  43. Natalia

    Sophia,

    Post maravilhoso e inspirador!! Por favor nao pare de escrever sobre corrida!! Comecei a correr depois do seu prImeiro post, corri 5k na corrida da Esperança e agora estou treinando para a Sao Silvestre!

  44. Carol

    Oi Sophia, adorei o post! Eu gostaria muito de dicas sobre tênis de corrida =) Muito obrigada! Parabéns! Beijos

  45. Dany Menezes

    Que legal Sophia!!! Que bom que você já se adptou e gosta do que faz!!

  46. Joyce

    Sophia adorei o post adoro vcs adoro o blog! Sou visita diaria! Estou iniciando na corrida espero mais post sobre o assunto!!!!! Bjosssss

  47. Christiana

    Sophia, post super incentivador…amei!!!
    Queremos dicas de tudo: tênis, roupa apropriada, frequencímetro…tudo!!!
    bjs

  48. Vivian

    Nossa Sophia!!! Era exatamente um post assim que estava querendo, caiu como uma luva!!
    Sempre gostei de correr (quando criança), mas depois que as obrigações começaram a aparecer não teve como continuar.
    Hoje em dia faço musculação e natação, ainda acho que falta algo que me faça suar mais, mas nunca tive coragem de começar.
    Ontem sai para comprar roupa e tive a impressão que nada ficava bom para mim, então hoje acordei decidida, vou correr!
    Como trabalho em uma universidade que tem curso de Educação Física, estou com a faca e o queijo na mão, aqui tem pista de corrida!!
    Vim para o trabalho já com roupa própria e um MP4 para começar a caminhar/correr hoje!
    Depois faz um post com dicas de roupas, tops, tênis (não faço a minima idéia do que comprar)!!
    Bjos

  49. Vil Muniz

    Uhuuuuuu Sophia!!!inspiração nota 1000!!! PARABÉNS pelo grande estímulo que esse post é! espero que você se supere cada vez mais e consiga atingir o que almeja! valeu pelo incentivo!!!
    beijocas!!!

  50. Juliana Pieretti

    Oi Sophia! Sou nova aqui no Bettys e estou amando os posts de vocês! Já virei fã de carteirinha. Adorei este post sobre a corrida. Um baita incentivo! Eu estou começando a correr… ainda naquele corre/anda, falta de ar e tal…mas estou insistindo! Faço aulas com um professor de corrida aos sábados no Ibira e espero um dia conseguir correr uma meia maratona tambem! Com certeza mais posts sobre este assunto são super bem vindos! Um beijo e parabéns pelo blog!

  51. Luísa

    Oi Sophia, precisa vir então pra Floripa e participar de uma corrida chamada Montain Do (corre-se em morros, trilhas e areia), e dá pra fazer em equipe de 2, 4 ou 8 pessoas. A paisagem é linda e o clima de descontração dos corredores é ótimo! A estrutura é muito boa! Se tiver interesse, o site é http://www.montaindo.com
    bj

  52. Camila

    Sophia, adorei o post.
    Beijo

  53. Oii Sophia eu amei a sua história!!
    No meu caso eu comecei pelo lado inverso, comecei a correr com 16 anos e entrei para uma equipe ( Alcance) onde o meu treinador já era triatleta. Ai ele começou a me incentivar a nadar para participar de alguns duathlons ( natação + corrida) eu adorei e então pensei porque não comprar uma bike? Foi o que eu fiz escolhi uma bike e comecei os meu treinos para o triathlon. Com 17 anos eu comecei a fazer algumas provas de triathlon e fiz alguns shorts e olímpicos. Mas o meu sonho mesmo era fazer uma maratona e o Meio Iron Man.
    Portanto, eu uni o útil ao agradável e com 18 anos fiz minha primeira maratona em Curitiba, e fiquei em 4 lugar na minha categoria, e logo em seguida em janeiro também fiz o Desafio do Pateta na Disney, nossa foi muito emocionante passar a linha de chegada,acredito que o seu marido tb deve te amado!! No ano seguinte chegou a hora de fazer o Meio Iron Man, e eu consegui completar a prova fiquei muito feliz com todas as conquistas.
    Eu comecei a fazer provas muito nova, e amo de paixão até hoje com 21 anos, mas acredito que quem quiser fazer tanto triathlon como corrida é só se dedicar que todos conseguem!!
    Boa Sorte para todos E ÓTIMOS TREINOS!!
    Beijos Ana!
    http://dopaoaocaviar.blogspot.com.br/

  54. Ju

    Oi Sophia!
    Adorei o post! Começei a correr a mais ou menos 1 mes e ja estou viciada!
    Me da um help?????? Qual asics vc usa pra correr???
    Preciso de um tenis novo pra corrida e queria uma dica sua! ;)
    Beijos!

  55. Van

    Sophia, MAIS UM POST! Rsrs amei!

  56. Sandra

    Oi Sophia!!
    Mais post sobre corrida sim!! Tbm amo correr e adoro historias inspiradoras de corredores!! bjs

  57. Mirella Havir

    So,
    Fico muito feliz em ler esse tipo de post, vc consegue incentivar muitas pessoas.
    Estou treinando e daqui a pouco vou conseguir acompanhar vc e a Ma.
    Bjsss
    Mi

  58. Ana Carolina

    Sophia,

    era tudo o que eu precisava ler para concluir minha lista de incentivo.

    Obrigada!

  59. juliana

    Sophia, adorei este post. Vc me inspirou a iniciar o treinos.. Tinha muita resistências à corrida, embora o universo das maratonas e tudo me encante, pois sinto câimbras no início.. Foi bom ler o relato sobre a dificuldade do início. Vou começar já!!!!

  60. Diana

    Sophia,
    Comecei a correr em 2009 e em 2010 participei da minha primeira meia do Rio. Depois engravidei e fiquei um ano parada, mas depois que fui liberada pelo médico voltei rapidinho para os treinos e no mês de julho eu fiz minha primeira maratona no RJ. Fiz em 3h57'. Fui bem para uma iniciante, né? Só quem corre é que sabe o prazer que essa atividade proporciona, não é mesmo? Vc pretende correr uma maratona ou vai ficar somente nas meias? Parabéns pelo exemplo! Abraços

  61. Rose

    Parabens Sophia,

    Post super incentivador.Que venha vários sobre esse tema. Quero saber qual a arca desses óculos,são lindos!
    Bjssss

  62. Raquel

    Adorei o post ! Eu também corro e no momento estou me preparando para a maratona de Berlin. Adoraria ver looks esportivos e dicas para correr bonita !!!
    Bj

  63. DG

    ameiiiiiiiiiiiii!!!!!
    super inspirador…
    eu faço academia e estou correndo tanto na praia como na esteira na academia!!! estou adorando… nos dias q nao estou com mto pique faço uma caminhada mais forte. Mas nunca deixo de ir!!!
    estou querendo mto dps do seu post entrar em grupos de corrida e começar a participar de provas!! uhulll
    queremos mais dicassss !!! bjo gatona

  64. Camila

    Oi sophia, qual é o modelo do seu oculos de corrida?

  65. Pingback: Meus treinos de corrida « Betty – Be true to yourself

  66. Raissa

    Olá Sophia,
    voltei nesse post ao ler um que vc publicou esses dias atrás.
    Escutar vc falar "não desista que uma hora a tal da endorfina aparece" me deu um gás a mais. Eu achei que era a única que praticava esporte por obrigação, lendo isso me fez perceber que na verdade a tal da endorfina por não ter vindo ainda. Adorei os incentivos!! Obrigada!