29 outubro, 2010Por Betty Girls

Pedro Franco é um paulistano de 33 anos tímido, elegante, low profile, mega talentoso e meio calado – pelo menos até começar a falar de design e de sua trajetória, porque aí ele perde a trava na língua e os olhos brilham de um jeito que dá até gosto de ver. Formado em arquitetura desde 2002, descobriu-se designer num workshop ministrado pelos irmãos Campana entre 1999 e 2000 no Mube. Durante esse curso foi incentivado a criar peças com matérias-primas “banais” e lá surgiu o pufe Orbital, elaborado com uma câmara de ar de caminhão, uma de caminhonete e uma de carro envoltas em lycra! Essa primeira criação foi 1° prêmio na categoria estudante no concurso Brasil faz Design em 2000 e foi exposta em SP, Rio e Milão, na feira internacional do móvel.

Pufe Orbital sendo usado e na capa do livro italiano “Scenari Del Giovane Design”, de Vanni Pasca.

Em 2002 repetiu o circuito com a poltrona Supernova, vencedora do mesmo prêmio na categoria profissional. Vendeu essas peças em lojas do país todo, atuou como arquiteto e em 2004 optou apenas pelo design, inaugurando a “A Lot Of Concept Store”, com foco na venda de design em larga escala. O período de 2004 a 2009 é classificado por ele como pouco criativo e muito comercial. Em 2009 retoma a criação e o contato com o design. Retorna a Milão com a mostra Brasil è Cosi, paralela à Feira Internacional do Móvel com peças autorais e de 31 designers convidados.

Poltrona Supernova – indicada peça de design do ano pelos irmãos Campana em 2002 na revista italiana Interni

Em 2010 participa do Salão Satélite em Milão com a coleção Artesania, convidado especialmente pela curadora da mostra, Marva Griffin. A partir daí, foi convidado a expor no Hotel Nhow, em Milão, com as peças expostas desde setembro de 2010 até abril de 2011 (quem estiver por lá nesse período, vale a pena conferir!) e foi convidado a ser Diretor de Arte da Ronconi Móveis no Brasil, empresa que produz suas criações e de outros designers brasileiros. Suas peças estão à venda em NY, Kwait, Áustria e Paris. No Brasil, exclusivamente na A Lot Of Concept Store. Na próxima semana, segue rumo a Torino, na Itália, onde vai dar palestra sobre design e autoprodução e participar de uma mesa redonda na Torino Design Week (3 a 7 de novembro), convidado pelo autor Vanni Pasca. Vamos ficar de olho no trabalho dele, porque esse moço promete!!!

Coleção Artesania: poltronas UnderConstucion e sofá Primavera (acima); sofá antropófago e poltrona Lunar (abaixo).

Fotos: acervo do designer

A Lot Of Concept Store: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 256 – São Paulo | www.alotof.com.br

Hotel Nhow – Via Tortona, 35, Lorenteggio, 20144 Milão | www.nhow-hotels.com

Postado por: Michelle Mariotto

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

10 Comentário:É design, é brasileiro – Pedro Franco

  1. flavia simone

    adorei !!!!!!!! maravilhoso …como é bom saber o que os ” nossos ” brasileiros” estão fazendo !!!!!! que orgulho…

  2. Siluana Perez

    Michelle!!! Arrasouu.. primeiro por ele ser brasileiro.. e as peças são um “escândalo”…:) .. quero um pufe orbital na minha casa.. rs!!! Parebéns pelo post!!
    Bjoss!!

  3. Ana Moreno

    Michelle, lindo o seu post e como disse a Flavia é um orgulho ter um brasileiro com tanto talendo e fazendo sucesso.
    Parabens a voce pelo post e ao Pedro.
    bjs

  4. Michelle Mariotto

    Oi, Ana!

    Você está sempre por aqui, né? Obrigada pelo prestígio e pelos elogios, você é queridíssima!!!

    Beijos,
    Michelle

  5. É desgin, é brasileiro e é incriiivel! Amey de verdade!

  6. Ju C

    Interessantíssima essa Supernova, não? Design de decoração é tão mais inovador que de moda!

  7. Fernanda Santoro

    Que orgulho!!! Parabéns primo!! Você merece todo esse sucesso!! Beijos